O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

 1ª Semana — Dia 02 

➡️ Que se abstenham das paixões carnais.


1 Pedro 2:11

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.


💡 A palavra grega ἐπιθυμία (epythumia) pode ser traduzida por desejo muito forte ou paixão, entretanto em pelo menos 25 das 39 vezes que esta palavra aparece no NT, ela tem uma conotação negativa. Ela aparece por exemplo na parábola do semeador em Marcos 4:19 que diz: …mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições (ἐπιθυμίαi), concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. A tradução em português parece atenuar o seu sentido mas talvez uma outra passagem, como em João 8:44 nos ajude. Vós sois do diabo, a que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. 


As paixões carnais fazem contraste e oposição com a vontade do Espírito Santo, que habita nos Filhos de Deus. (Gálatas 5:17-18). Deus é adorado em Espírito e em Verdade (João 4:23-24). Sendo assim, a nossa adoração fica mais difícil se dermos lugar às paixões da carne. Por isso o apóstolo Paulo nos adverte em Gálatas 5:16–18, e é logo no verso 16 que esta palavra aparece. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (ἐπιθυμίαν) da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.


Como acabamos de ver nos versos que lemos, abster-se das paixões carnais não se resume apenas a tomar uma atitude ou uma resolução de evitar certos desejos. É preciso aprender a andar no Espírito, isto é, deixar-se guiar pela vontade do Espirito Santo de Deus. Um exemplo positivo dessa palavra se encontra em Lucas 22:15 quando o Senhor Jesus disse: “Tenho desejado ansiosamente ἐπιθυμία (epythumia) comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.”

Se os nossos desejos são substituídos pelos desejo de Deus, aí sim, seremos vitoriosos.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI


O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

 O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

1ª Semana — Dia 01

➡️ Que se abstenham de todas as formas do mal.


1 Tessalonicenses 5:22

Abstende-vos de toda forma de mal.


💡 O mal aparece de várias formas, mas para o filho de Deus, o mal pode estar camuflado nas coisas mais inusitadas como nas falsas doutrinas, nas falsas ideologias e na falsa moralidade.

Falsas doutrinas ou falsos ensinos derivam de uma má interpretação das Escrituras devido à uma análise incompleta do seu contexto histórico, linguístico ou redacional. Vem também de falsos mestres, falsas experiências espirituais, falsos silogismos e até mesmo de demônios, com afirma o texto em 1 Timóteo 4:1-2.

As falsas ideologias, são falsos valores derivados da rejeição da soberania de Deus e da falta de conhecimento das Escrituras e dos seus ensinos. Vem ainda da ignorância da pessoa e da obra do Senhor Jesus Cristo, e da vontade de Deus para a humanidade. Portanto, têm como base uma visão antropocêntrica do mundo em vez da visão cristocêntrica.

A falsa moralidade tem a sua origem em diversas fontes de autoridade mas que igualmente rejeitam a soberania de Deus sobre a sua criação e rejeitam até mesmo a sua própria existência. Assim, temos no mundo de hoje, uma outra moralidade que pode ser encontrada nos padrões de comportamento da natureza ou nas leis da física, no conhecimento científico, na razão ou lógica dos seres humanos, ou até mesmo na própria vontade do indivíduo. (Salmos 10:4 e 14:1).

A palavra grega, εἴδους / eidous), usada no texto de hoje, pode ser traduzida por forma ou aparência. Por isso o filho de Deus precisa aprender a discernir para que possa separar o joio do trigo. Após discernir, deve então abster-se não só do mal, mas até mesmo daquilo que tem a sua aparência

Pois maldade e serviço cristão não combinam.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI