Devocional Teológico

 3ª Semana — Dia 02

➡️ Que sejam unidos em um mesmo sentimento.

Romanos 12:16


Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.


💡O ser humano já conquistou a lua e as profundezas do oceano mas infelizmente ainda não conhece nem domina o seu próprio coração. A única maneira de termos o mesmo sentimento uns para com os outros é se entregando totalmente ao senhorio do Senhor Jesus Cristo e deixar que ele seja o leme que nos conduz ao Pai.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

3ª Semana — Dia 01


▶️ Que sejam firmes e inabaláveis na obra do Senhor.


1 Coríntios 15:58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.


💡 É sempre o Senhor que tem o melhor dos planos para a nossa vida pessoal, nossa família e consequentemente a sociedade. Uma vez que a família é a menor célula da sociedade, não é exagero salientar que quanto melhor base, melhor a estrutura que se ergue sobre ela. A obra do Senhor começa em sua própria casa, envolvendo todos os membros de sua família e certificando que estejam firmes e inabaláveis na obra do Senhor.


Para contribuir com este projeto, clique AQUIDevocional Teológico


Nota: Nesta semana, não pergunte a Deus o que Ele pode fazer por você, mas sim o que Ele quer que você faça por Ele.

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 07


▶️ Que sejamos como crianças quanto a malícia, mas maduros no entendimento.

1 Coríntios 14:20


Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.


💡 Quando eu era adolescente, eu me perguntava porque certos filmes eram proibidos para menores de 18 anos. Depois descobri que era por causa do seu conteúdo violento ou pornográfico. Não seria bom então se nós vivêssemos apenas até aos 18 anos? Assim nunca estaríamos expostos a este tipo de conteúdo. Hoje a idade mínima para conteúdo semelhante é de 16 anos. No mundo capitalista, a malícia é uma “commodity” que, sem dó, tenta erradicar um dos bens mais preciosos do ser humano, a inocência. Por isso devemos ser maduros e sempre sóbrios no entendimento.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 06

➡️ Que sejam pacientes durante as tribulações.


Romanos 12:12

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.


💡 Não temos necessidade de exercer paciência quando as coisas correm como o esperado e dentro de uma sequência lógica e predeterminada de tempo e eventos. O problema é que na maioria das vezes nós pensamos que estamos no controle absoluto dos eventos e uma falsa expectativa de sucesso toma conta de nós.


 O resultado inesperado pode gerar grande ansiedade e até depressão. Precisamos lembrar da palavra que diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28). É nessa hora que devemos da lugar ao Espírito para que Ele gere em nós o seu fruto, a paciência; pois na nossa tribulação está a nossa benção.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 05


➡️ Que sejam transformados à medida que experimentam a vontade de Deus.

Romanos 12:2


E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


💡 Na Bíblia, a vontade é metaforicamente representada pela palavra coração. Seguir o nosso coração é o mesmo que seguir a nossa vontade. A Bíblia entretanto nos adverte em Jeremias 17:9 dizendo que desesperadamente corrupto é o coração humano. É por isso que precisamos substituir o nosso coração, isto é, a nossa vontade, pela vontade de Deus. Só ela é boa, agradável e perfeita. 


CURIOSIDADE: Século aqui se refere a “este mundo” ou “Esta Era” e faz contraste com a “era vindoura” ou “Era Messiânica”.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI


Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 04 

➡️ Que os seus filhos estejam sempre prontos para responder qual a razão da esperança que há em seus corações.


1 Pedro 3:15

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.


💡 Os alicerces da fé em Cristo devem ser claramente conhecidos pelos filhos de Deus. A fé no Deus de Abraão não é uma fé cega que se resume apenas em afirmar que Deus existe. Segundo a Bíblia, isto é óbvio (Salmo 14:1). Crer em Deus se resume em crer naquilo que Ele afirma ser a verdade. Quando o Senhor Jesus diz: “Eu sou o caminho e a verdade é a vida” e “Sem mim nada podeis fazer” ou ainda “Ninguém vem ao Pai senão por mim”, Ele espera que você aceite estas afirmações como eternas e verdadeiras. De outra forma não poderemos nem se quer ser um(a) filho(a) de Deus (João 1:11-12).


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 03

➡️ Que sejam brandos com todos e aptos para instruir.


2 Timóteo 2:24

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente.


💡 A minha esposa uma vez me disse que eu não era brando o suficiente e por isso inapto para instruí-la a conduzir (dirigir). É triste que quem sabe seja impaciente e muitas vezes arrogante. A brandura e a paciência podem ser instrumentais para transmitir instrução e sabedoria, pois sem elas a sabedoria não é sabedoria mas apenas conhecimento inútil.


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teologico

 

2ª Semana — Dia 02 

➡️ Que sejam pacientes com todas as pessoas.


1 Tessalonicenses 5:14

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.


💡 A paciência não é só uma virtude, mas um dos frutos do Espírito Santo de Deus. Como vemos em Gálatas 5:22, esta palavra grega (μακροθυμία [makrothymia]), também pode ser traduzida como longanimidade. 

O exercício da paciência atesta a nossa fé em Deus, pois é Ele que, ao seu tempo, desvendará todas as coisas. (Isaías 46:8-11 e 48:1-5). É fácil sermos cordiais e pacientes em relacionamentos formais mas temos de ser pacientes e longânimos com todos.


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI