Devocional Teológico

 3ª Semana — Dia 02

➡️ Que sejam unidos em um mesmo sentimento.

Romanos 12:16


Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.


💡O ser humano já conquistou a lua e as profundezas do oceano mas infelizmente ainda não conhece nem domina o seu próprio coração. A única maneira de termos o mesmo sentimento uns para com os outros é se entregando totalmente ao senhorio do Senhor Jesus Cristo e deixar que ele seja o leme que nos conduz ao Pai.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

3ª Semana — Dia 01


▶️ Que sejam firmes e inabaláveis na obra do Senhor.


1 Coríntios 15:58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.


💡 É sempre o Senhor que tem o melhor dos planos para a nossa vida pessoal, nossa família e consequentemente a sociedade. Uma vez que a família é a menor célula da sociedade, não é exagero salientar que quanto melhor base, melhor a estrutura que se ergue sobre ela. A obra do Senhor começa em sua própria casa, envolvendo todos os membros de sua família e certificando que estejam firmes e inabaláveis na obra do Senhor.


Para contribuir com este projeto, clique AQUIDevocional Teológico


Nota: Nesta semana, não pergunte a Deus o que Ele pode fazer por você, mas sim o que Ele quer que você faça por Ele.

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 07


▶️ Que sejamos como crianças quanto a malícia, mas maduros no entendimento.

1 Coríntios 14:20


Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos.


💡 Quando eu era adolescente, eu me perguntava porque certos filmes eram proibidos para menores de 18 anos. Depois descobri que era por causa do seu conteúdo violento ou pornográfico. Não seria bom então se nós vivêssemos apenas até aos 18 anos? Assim nunca estaríamos expostos a este tipo de conteúdo. Hoje a idade mínima para conteúdo semelhante é de 16 anos. No mundo capitalista, a malícia é uma “commodity” que, sem dó, tenta erradicar um dos bens mais preciosos do ser humano, a inocência. Por isso devemos ser maduros e sempre sóbrios no entendimento.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 06

➡️ Que sejam pacientes durante as tribulações.


Romanos 12:12

Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.


💡 Não temos necessidade de exercer paciência quando as coisas correm como o esperado e dentro de uma sequência lógica e predeterminada de tempo e eventos. O problema é que na maioria das vezes nós pensamos que estamos no controle absoluto dos eventos e uma falsa expectativa de sucesso toma conta de nós.


 O resultado inesperado pode gerar grande ansiedade e até depressão. Precisamos lembrar da palavra que diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. (Romanos 8:28). É nessa hora que devemos da lugar ao Espírito para que Ele gere em nós o seu fruto, a paciência; pois na nossa tribulação está a nossa benção.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 05


➡️ Que sejam transformados à medida que experimentam a vontade de Deus.

Romanos 12:2


E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


💡 Na Bíblia, a vontade é metaforicamente representada pela palavra coração. Seguir o nosso coração é o mesmo que seguir a nossa vontade. A Bíblia entretanto nos adverte em Jeremias 17:9 dizendo que desesperadamente corrupto é o coração humano. É por isso que precisamos substituir o nosso coração, isto é, a nossa vontade, pela vontade de Deus. Só ela é boa, agradável e perfeita. 


CURIOSIDADE: Século aqui se refere a “este mundo” ou “Esta Era” e faz contraste com a “era vindoura” ou “Era Messiânica”.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI


Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 04 

➡️ Que os seus filhos estejam sempre prontos para responder qual a razão da esperança que há em seus corações.


1 Pedro 3:15

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.


💡 Os alicerces da fé em Cristo devem ser claramente conhecidos pelos filhos de Deus. A fé no Deus de Abraão não é uma fé cega que se resume apenas em afirmar que Deus existe. Segundo a Bíblia, isto é óbvio (Salmo 14:1). Crer em Deus se resume em crer naquilo que Ele afirma ser a verdade. Quando o Senhor Jesus diz: “Eu sou o caminho e a verdade é a vida” e “Sem mim nada podeis fazer” ou ainda “Ninguém vem ao Pai senão por mim”, Ele espera que você aceite estas afirmações como eternas e verdadeiras. De outra forma não poderemos nem se quer ser um(a) filho(a) de Deus (João 1:11-12).


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 03

➡️ Que sejam brandos com todos e aptos para instruir.


2 Timóteo 2:24

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente.


💡 A minha esposa uma vez me disse que eu não era brando o suficiente e por isso inapto para instruí-la a conduzir (dirigir). É triste que quem sabe seja impaciente e muitas vezes arrogante. A brandura e a paciência podem ser instrumentais para transmitir instrução e sabedoria, pois sem elas a sabedoria não é sabedoria mas apenas conhecimento inútil.


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teologico

 

2ª Semana — Dia 02 

➡️ Que sejam pacientes com todas as pessoas.


1 Tessalonicenses 5:14

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.


💡 A paciência não é só uma virtude, mas um dos frutos do Espírito Santo de Deus. Como vemos em Gálatas 5:22, esta palavra grega (μακροθυμία [makrothymia]), também pode ser traduzida como longanimidade. 

O exercício da paciência atesta a nossa fé em Deus, pois é Ele que, ao seu tempo, desvendará todas as coisas. (Isaías 46:8-11 e 48:1-5). É fácil sermos cordiais e pacientes em relacionamentos formais mas temos de ser pacientes e longânimos com todos.


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teológico

 

2ª Semana — Dia 01

➡️ Que sejam gratos a Deus.


Colossenses 3:15

Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.


💡 Há revelações na Bíblia a respeito do Criador que parecem mesmo inacreditáveis. 


Quando lemos Oséias 11:1-9 vemos claramente que nós, meros seres humanos, temos a capacidade de magoar o coração do Altíssimo. A lógica é simples: Quando nossos filhos nos desobedecem, podemos puni-los ou castigá-los de alguma forma, mas quando eles são ingratos não há nada que possamos fazer. Parece que até mesmo o Criador não consegue evitar esta dor. A dor da ingratidão! 


Gratidão não é algo que se manifesta uma vez ou outra na vida, como vemos comumente em forma de clímax na dramaturgia e na literatura popular. Gratidão segundo a Bíblia é um estado de espírito como mostrado no livro de Levítico. É também um ritual continuo e frequente na vida do adorador. O filho de Deus deve viver a sua vida em um eterno estado de gratidão e deve estar sempre ansioso para demonstrá-la em forma de sacrifico e adoração.
 

Ser grato, portanto, tem a ver com os sacrifícios diários que o adorador do Senhor Jesus Cristo anseia oferecê-lo. 


Se você é realmente um(a) filho(a) de Deus, você terá sempre um coração grato.

Tenha um bom dia !


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teológico

 

1ª Semana — Dia 07

➡️ Que sejam prudentes como as serpentes.


Mateus 10:16

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.


💡 Vivemos em um mundo cujo príncipe é Satanás, o Pai da Mentira. A mentira é aquilo que não só se faz passar por verdade mas que também se apresenta como melhor ou superior à verdade. Corremos sempre o risco de acharmos que somos eternamente jovens, intrinsicamente bons, livres, totalmente independentes e que o nosso coração é o nosso guia. Entretanto isso tudo é mentira. Não siga o seu coração (sua vontade). Seja prudente e busque sempre a vontade de Deus para a sua vida.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teológico

 

1ª Semana — Dia 06 

➡️ Que se reconciliem com os seus irmãos.


Mateus 5:23-24

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.


💡 Os Filhos de Deus tem por ministério, a reconciliação (2 Coríntios 5:17-20). Por isso, não podemos pregar algo que não vivemos. Seria falso evangelho. Procure sempre reconciliar primeiro e se não conseguir, tente outra vez. Se ainda não conseguir, ame o seu inimigo e ore por ele. Assim Deus será louvado, e abençoada será a sua vida!


O sacrifício ou oferta trazidos ao altar são símbolos de um coração arrependido e representam o pedido de reconciliação do pecador. Pecado pode ser descrito como tudo aquilo que vai contra o caracter santo de Deus (Charles Ryrie), por isso mesmo quando ofendemos o nosso irmão com sentimentos de ira ou proferindo insultos (Mateus 5:22), nosso pecado é primariamente contra Deus, pois estávamos indo contra a sua vontade. Lembramos aqui as palavras do rei David que reconheceu que seu pecado cometido contra Urias e sua esposa Bete-Seba, foi, em primeiro lugar, um pecado contra Deus, e por isso, no Salmo 51:4 ele afirma: “ Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.”


A reconciliação parte do principio de que eu cometi um pecado e por isso preciso reconhecê-lo, preciso ser persuadido de culpa para que eu busque a reconciliação com meu irmão. Nossa fé só é verdadeira quando começamos a viver exatamente do jeito que a professamos.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI


Devocional Teológico

 1ª Semana — Dia 05

➡️ Que evitem discussões insensatas.


Tito 3:9

Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.


💡 Como lemos no devocional anterior a este, devemos evitar os falatórios inúteis e profanos, Escrevendo a Tito, Paulo ainda acrescenta as discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei. Entretanto sabemos podemos evitar totalmente a discussão ou o debate, pois estes são instrumentos através dos quais a nossa mente amadurece no mundo das idéias e no caminho em busca de sabedoria. Por isso, o debate e a discussão devem ter um endereço fixo, um rumo, uma direção. O próprio Paulo, autor desta Carta a Tito, diz na Carta aos Filipenses (3:14) que ele “prossegue para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.“ Portanto ele sabe onde quer chegar.


A discussão tem de ser sempre proveitosa e para a edificação do corpo de Cristo, que é a Igreja. Contendas e debates que não promovem o avanço do esforço missionário devem ser evitados. A discussão inteligente e racional não ofende, esclarece. Usa poucas palavras pois para o bom entendedor, meia palavra basta. 

Devemos aprender muito sobre Deus para falar apenas o suficiente ou suficiente o bastante para uma clara exposição do evangelho e da vontade de Deus para o Homem que Ele criou.
 

Discussões que nao são carregadas de sabedoria, de bom senso e bons julgamentos não nos ajudarão a alcançar o alvo que tanto queremos. Entretanto o alvo que buscamos deve ser comum a todos os filhos de Deus, e, sendo assim, almejamos não só persuadir a nós mesmos da verdade mas também aqueles que conosco debatem.


Discuta e debata, mas sempre com sensatez e principalmente, com grande temos a Deus. Afinal, o filhos de Deus defendem os interesses do Pai.
 

Tenha um bom dia!


Para contribuir com esse projeto Clique AQUI

Devocional Teológico

 1ª Semana — Dia 04


➡️ Que evitem falatórios inúteis e profanos.


1 Timóteo 6:20

E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam.


💡 As vezes contradizemos por achar que sabemos, e não temos a humildade de ouvir quem realmente sabe. Infelizmente muitas das nossas conversas são mesmo inúteis e não produzem resultados positivos na vida de ninguém e muito menos louvam a Deus. Um exemplo desta condição é claramente visto nos comentários inúteis e profanos de sociedades politicamente polarizadas. A Bíblia afirma que a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração. Por isso, encha o seu coração com a vontade de Deus.


Evitar os falatórios inúteis e profanos é apenas o meio pelo qual Paulo pede a Timóteo, seu filho na fé, a fazer o que este lhe pede. E o que ele lhe pede é isso: “Guardar aquilo que lhe foi confiado.” A tradução em português não esclarece muito aqui mas a palavra grega traduzida por “depósito” ou “tesouro” παραθήκην (paratheké) aparece apenas 3 vezes no NT e todas elas nas cartas endereçadas a Timóteo. As outras duas vezes está em 2 Timóteo 1:12-14 que diz: 

“…e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.


O que a Palavra de Deus pede aos seus filhos, é que guardem com a própria vida o tesouro (depósito) que lhes foi confiado, isto é, a revelação do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Coisa que o homem natural, isto é sem Deus, jamais irá entender, como é afirmado em 2 Cor 2:14 que diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Se você é realmente um filho de Deus, não perca seu tempo. Evite os falatórios inúteis, principalmente nas redes sociais. 

Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

Devocional Teológico

 

1ª Semana — Dia 03

➡️ Que se afastem dos baderneiros.


Romanos 16:17

Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.


💡 O nosso Deus é um Deus de ordem e não de desordem. Quando criou o mundo, começou fazendo separação entre luz e trevas, entre noite [ערב, (Érev) noite] e dia [בקר, (Bokér), manhã). Fez do caos uma obra prima da criação. E como disse o Apóstolo Paulo (citando o poeta grego Menandro), Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1 Coríntios 15:33).


Infelizmente, e em nome da boa política ou do politicamente correto, acabamos por ser demasiadamente tolerantes com os baderneiros. Conheço exemplos em que estes são até mesmos louvados e admirados. Os baderneiros que Paulo menciona aqui não são pessoas necessariamente violentas ou de um comportamento moral repulsivo, mas trata-se de pessoas que pregam falsas doutrinas, que gostam de fazer divisões e contentas. Paulo completa o pensamento do verso, quando diz: “…porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.” Romanos 16:18.


Notoriamente, a internet está cheia desse tipo de comportamento. Há aqueles que se dizem pastores mas são na realidade comediantes pois brincam e fazem piadas com o texto sagrado, há aqueles que zombam da fé, há os que relativizam a verdade, os que politizam a palavra de Deus. Isso sem falar da crueldade das seitas, que nao só negam certas doutrinas básicas do cristianismo, mas chegam até mesmo ao ponto de negarem o próprio Senhor Jesus Cristo e a sua ressurreição. (1Cor 15:2-19)


A ordem bíblica é esta mesma, que os filhos de Deus se afastem de tais homens. Paulo inclusive usa um imperativo muito forte para chamar a nossa atenção. O verbo usado aqui é Parakaleó (παρακαλέω), que quer dizer, suplicarrogar fervorosamente, por isto é imperativo que identifiquemos tais pessoas e que delas nos afastemos, pois, falsa doutrina não pode ser tolerada pelo filhos Deus.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI

O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

 1ª Semana — Dia 02 

➡️ Que se abstenham das paixões carnais.


1 Pedro 2:11

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.


💡 A palavra grega ἐπιθυμία (epythumia) pode ser traduzida por desejo muito forte ou paixão, entretanto em pelo menos 25 das 39 vezes que esta palavra aparece no NT, ela tem uma conotação negativa. Ela aparece por exemplo na parábola do semeador em Marcos 4:19 que diz: …mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições (ἐπιθυμίαi), concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. A tradução em português parece atenuar o seu sentido mas talvez uma outra passagem, como em João 8:44 nos ajude. Vós sois do diabo, a que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. 


As paixões carnais fazem contraste e oposição com a vontade do Espírito Santo, que habita nos Filhos de Deus. (Gálatas 5:17-18). Deus é adorado em Espírito e em Verdade (João 4:23-24). Sendo assim, a nossa adoração fica mais difícil se dermos lugar às paixões da carne. Por isso o apóstolo Paulo nos adverte em Gálatas 5:16–18, e é logo no verso 16 que esta palavra aparece. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (ἐπιθυμίαν) da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.


Como acabamos de ver nos versos que lemos, abster-se das paixões carnais não se resume apenas a tomar uma atitude ou uma resolução de evitar certos desejos. É preciso aprender a andar no Espírito, isto é, deixar-se guiar pela vontade do Espirito Santo de Deus. Um exemplo positivo dessa palavra se encontra em Lucas 22:15 quando o Senhor Jesus disse: “Tenho desejado ansiosamente ἐπιθυμία (epythumia) comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.”

Se os nossos desejos são substituídos pelos desejo de Deus, aí sim, seremos vitoriosos.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI


O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

 O Que o Senhor Espera dos Seus Filhos

1ª Semana — Dia 01

➡️ Que se abstenham de todas as formas do mal.


1 Tessalonicenses 5:22

Abstende-vos de toda forma de mal.


💡 O mal aparece de várias formas, mas para o filho de Deus, o mal pode estar camuflado nas coisas mais inusitadas como nas falsas doutrinas, nas falsas ideologias e na falsa moralidade.

Falsas doutrinas ou falsos ensinos derivam de uma má interpretação das Escrituras devido à uma análise incompleta do seu contexto histórico, linguístico ou redacional. Vem também de falsos mestres, falsas experiências espirituais, falsos silogismos e até mesmo de demônios, com afirma o texto em 1 Timóteo 4:1-2.

As falsas ideologias, são falsos valores derivados da rejeição da soberania de Deus e da falta de conhecimento das Escrituras e dos seus ensinos. Vem ainda da ignorância da pessoa e da obra do Senhor Jesus Cristo, e da vontade de Deus para a humanidade. Portanto, têm como base uma visão antropocêntrica do mundo em vez da visão cristocêntrica.

A falsa moralidade tem a sua origem em diversas fontes de autoridade mas que igualmente rejeitam a soberania de Deus sobre a sua criação e rejeitam até mesmo a sua própria existência. Assim, temos no mundo de hoje, uma outra moralidade que pode ser encontrada nos padrões de comportamento da natureza ou nas leis da física, no conhecimento científico, na razão ou lógica dos seres humanos, ou até mesmo na própria vontade do indivíduo. (Salmos 10:4 e 14:1).

A palavra grega, εἴδους / eidous), usada no texto de hoje, pode ser traduzida por forma ou aparência. Por isso o filho de Deus precisa aprender a discernir para que possa separar o joio do trigo. Após discernir, deve então abster-se não só do mal, mas até mesmo daquilo que tem a sua aparência

Pois maldade e serviço cristão não combinam.


Para contribuir com este projeto, clique AQUI