Devocional Teológico

 1ª Semana — Dia 04


➡️ Que evitem falatórios inúteis e profanos.


1 Timóteo 6:20

E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam.


💡 As vezes contradizemos por achar que sabemos, e não temos a humildade de ouvir quem realmente sabe. Infelizmente muitas das nossas conversas são mesmo inúteis e não produzem resultados positivos na vida de ninguém e muito menos louvam a Deus. Um exemplo desta condição é claramente visto nos comentários inúteis e profanos de sociedades politicamente polarizadas. A Bíblia afirma que a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração. Por isso, encha o seu coração com a vontade de Deus.


Evitar os falatórios inúteis e profanos é apenas o meio pelo qual Paulo pede a Timóteo, seu filho na fé, a fazer o que este lhe pede. E o que ele lhe pede é isso: “Guardar aquilo que lhe foi confiado.” A tradução em português não esclarece muito aqui mas a palavra grega traduzida por “depósito” ou “tesouro” παραθήκην (paratheké) aparece apenas 3 vezes no NT e todas elas nas cartas endereçadas a Timóteo. As outras duas vezes está em 2 Timóteo 1:12-14 que diz: 

“…e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia. Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós.


O que a Palavra de Deus pede aos seus filhos, é que guardem com a própria vida o tesouro (depósito) que lhes foi confiado, isto é, a revelação do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Coisa que o homem natural, isto é sem Deus, jamais irá entender, como é afirmado em 2 Cor 2:14 que diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Se você é realmente um filho de Deus, não perca seu tempo. Evite os falatórios inúteis, principalmente nas redes sociais. 

Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI