Devocional Teológico

 

1ª Semana — Dia 03

➡️ Que se afastem dos baderneiros.


Romanos 16:17

Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.


💡 O nosso Deus é um Deus de ordem e não de desordem. Quando criou o mundo, começou fazendo separação entre luz e trevas, entre noite [ערב, (Érev) noite] e dia [בקר, (Bokér), manhã). Fez do caos uma obra prima da criação. E como disse o Apóstolo Paulo (citando o poeta grego Menandro), Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (1 Coríntios 15:33).


Infelizmente, e em nome da boa política ou do politicamente correto, acabamos por ser demasiadamente tolerantes com os baderneiros. Conheço exemplos em que estes são até mesmos louvados e admirados. Os baderneiros que Paulo menciona aqui não são pessoas necessariamente violentas ou de um comportamento moral repulsivo, mas trata-se de pessoas que pregam falsas doutrinas, que gostam de fazer divisões e contentas. Paulo completa o pensamento do verso, quando diz: “…porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.” Romanos 16:18.


Notoriamente, a internet está cheia desse tipo de comportamento. Há aqueles que se dizem pastores mas são na realidade comediantes pois brincam e fazem piadas com o texto sagrado, há aqueles que zombam da fé, há os que relativizam a verdade, os que politizam a palavra de Deus. Isso sem falar da crueldade das seitas, que nao só negam certas doutrinas básicas do cristianismo, mas chegam até mesmo ao ponto de negarem o próprio Senhor Jesus Cristo e a sua ressurreição. (1Cor 15:2-19)


A ordem bíblica é esta mesma, que os filhos de Deus se afastem de tais homens. Paulo inclusive usa um imperativo muito forte para chamar a nossa atenção. O verbo usado aqui é Parakaleó (παρακαλέω), que quer dizer, suplicarrogar fervorosamente, por isto é imperativo que identifiquemos tais pessoas e que delas nos afastemos, pois, falsa doutrina não pode ser tolerada pelo filhos Deus.


Tenha um bom dia!


Para contribuir com este projeto, clique AQUI