ACDT Semana 02 Dia 01

Ao Cair da Tarde…

Salmo 23:4a — גַּ֤ם כִּֽי־אֵלֵ֨ךְ בְּגֵ֪יא צַלְמָ֡וֶת לֹא־אִ֘ירָ֤א רָ֗ע
(Gan, Ki-Elêrr, Bêguei, Tzel-Mávet; Lô-Irá, Rrá)    

Veja o Vídeo no YouTube

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.

Durante a nossa primeira semana de devocionais, comentamos sobre os três primeiros versos do Salmo 23 que poderiam ser sumarizados sob os temas: suficiência, sustento e restauração, respectivamente. O quarto verso deste lindo salmo poderia ser sumarizado com o tema: Paz

O salmista começa descrevendo o lugar mais assombroso que ele pudesse imaginar: o vale da sombra da morte, expressão que aparece 18 vezes no A.T.  Apesar da expressão ser usada em Isaías 9:2 para descrever a Galiléia como “região da sombra da morte”, poderia ser também uma região fora do território de Israel. O rei David passou por uma dessas experiências quando fugia do rei Saul, e a descreve em 1 Samuel 26:19 dizendo: ”…malditos sejam perante o Senhor; pois eles me expulsaram hoje, para que eu não tenha parte na herança do Senhor, como que dizendo: Vai, serve a outros deuses.” O rei David, entretanto, nunca se curvou diante de outros deuses, por isso ele é conhecido como o rei segundo o coração de Deus. (Atos 13:22 cf.1 Samuel 13:13-14).

O rei David, ao escrever o Salmo 51 com referência à sua experiência de pecado envolvendo Bete-Seba (2 Samuel 12:1-14), reconheceu a sua culpa em uma lista imensa de pecados. Talvez, metaforicamente, este foi um dos piores vales da sombra da morte que ele tenha atravessado.

Não importa quão terrível seja a o local ou a situação na qual você se encontra, apenas a reconciliação com Deus lhe trará paz (Romanos 5:1). Mesmo porque não há como fugir da Sua presença. O próprio rei David admite em outro salmo dizendo: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? …Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. (Salmo 139:7, 11-12). 

Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós. (2 Tessalonicenses 3:16),

Tenha uma boa noite!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 07

Ao Cair da Tarde…

    יַֽנְחֵ֥נִי בְמַעְגְּלֵי־צֶ֝֗דֶק לְמַ֣עַן שְׁמֽוֹ׃  — Salmo 23:3
YouTube Vídeo

Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
… guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.



Como vimos na primeira parte desse verso, a alma do ser humano precisa ser restaurada, precisa voltar ao seu estado original para que possa assim trilhar o caminho original para o qual foi destinada.

Mas mesmo com a alma restaurada, o filho de Deus ainda precisa do guiar do Espírito. Na realidade um dos principais resultados da restauração é demostrar ou revelar ao homem a sua necessidade ou dependência do Criador, isto é, de ouvir a sua voz. A restauração não tem por objetivo criar um ser totalmente autonomo e dono de sua vontade, pelo contrário, seu objetivo é persuadi-lo que é só fazendo a vontade do Altíssimo e rigorosamente seguindo a sua orientação, que o propósito para a sua vida será alcançado.

Leremos a seguir um verso em Isaías que apresenta o Senhor não só como um glorioso guerreio e rei conquistador, mas também, e ao mesmo tempo, como um benfeitor e gentil pastor de ovelhas. E o texto diz: “Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.” Isaías 40:10–11. É esta imagem do Deus glorioso e ao mesmo tempo gentil que se traduz em uma sensação de segurança e de bem estar para o filho de Deus. Saber que somos amados por um Deus que luta as nossas lutas, que carrega os nosso fardos e é capaz de entregar a sua própria vida por amor dos seus filhos, nos traz uma enorme sensação de conforto e paz.

Só ele é capaz de conduzir o seu rebanho pelas veredas da justiça. A justiça aqui não se trata de uma ação humana. A referência é ao próprio Bom Pastor, como lemos em  Jeremias 23:6, “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa.” E em 2 Coríntios 5:21 que diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, isto é, no Senhor Jesus Cristo, fôssemos feitos justiça de Deus.”

Que o Senhor Deus muito te abençoe!  Boa noite!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 06

Ao Cair da Tarde…

(Néf-shi, Ye-Sho-Vév)  נַפְשִׁ֥י יְשׁוֹבֵ֑ב — Salmo 23:3

refrigera-me a alma.
Refrigera a minha alma.


Este verso em hebraico começa com a palavra (נֶ֫פֶשׁ) nephesh que literalmente significa garganta ou pescoço, mas suas várias conotações se estendem a sopro, ser vivo, alma, pessoa, vida, coração”, “criatura e personalidade entre outras, a depender da tradução que usarmos.

O mais interessante entretanto, é o verbo que se segue, (יְשׁוֹבֵ֑ב) Ye-Sho-Vév em hebraico. Este verbo está em sua forma imperfeita, porém ativa de uma conjugação rara chamada Po’’el que, na realidade, é uma variação simples do modo Pi’’el. Mas o que nos interessa mesmo é o significado deste verbo que em português, que pode ser traduzido por: trazer de volta ao seu estado original, retornar, voltar ou ainda restaurar.

Os filhos de Deus sabem muito bem que o problema do mundo não é o mundo em si, mas a alma decadente do homem que nele habita. Não existe, e nunca existirá, tecnologia capaz de resolver os nossos problemas, por mais fantástica e extraordinária que ela seja. A única solução para a humanidade está neste verso, a restauração da alma para ao seu estado original, quando ela foi criada. Se me permitir, uma analogia com a nossa alma não seria muito diferente se a comparássemos com uma máquina que sofreu danos severos e por isso, incapaz de fazer aquilo para a qual foi inicialmente projetada. Precisa ser retificada e meticulosamente ajustada para desempenhar suas funções originais.

Aqui, o salmista, pode estar fazendo uma alusão ao Salmo 19:7-10, mas, mais precisamente, ao verso 7 que diz: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.Lembramos aqui que a água mencionada no verso anterior está relacionada com o poder do Senhor Jesus Cristo de revivificar a alma do ser humano, é a única coisa capaz de refrigerar, isto é, de restaurar a alma do ser humano (ao seu estado original). Mas, mesmo depois de restaurado ao seu estado original, o filho de Deus ainda precisa ser por ele guiado em direção ao propósito para o qual o ser humano foi originalmente criado. Por isso, se você já é m filho de Deus, sua noite, com certeza, será tranquila.

Que o Senhor Deus muito te abençoe! Tenha um boa noite!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 05

Ao Cair da Tarde...

(Al-mêi mênurrôt inárreléni) עַל־מֵ֖י מְנֻח֣וֹת יְנַהֲלֵֽנִי — Salmo 23:2

ACDT Semana 01 Dia 04

Ao Cair da Tarde...


(Binot Désher Iar-Bit-Sêni) בִּנְא֣וֹת דֶּ֭שֶׁא יַרְבִּיצֵ֑נִי — Salmo 23:2a 

(Beara) — Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
(Bearc) — Deitar-me faz em verdes pastos.




Em lugares para pastos (בִּנְא֣וֹת/Binôt), grama fresca, verdejante (דֶּ֭שֶׁא/Désher) faz repousar ou causa repouso (יַרְבִּיצֵ֑נִי / Iar-Bit-Sêni).

Há uma forma verbal em hebraico chamada “causativo”. Quando uma coisa ou um objeto não pode iniciar uma ação, esta ação tem que ser forçada ou causada sobre o objeto. Em português podemos dizer: “O livro caiu da mesa.” Já em Hebraico a idéia é que alguma coisa ou alguém causou essa ação sobre o livro pois o livro não pode tomar uma decisão dessas por si próprio. Nesse verso, o verbo  (יַרְבִּיצֵ֑נִי ) está nesta forma causativa, Hif’il em hebraico. Assim, temos a tradução: “Em pastos de grama verde ele me faz repousar.”

Achar pastos de gramas verdejantes em uma região desértica não é uma tarefa muito fácil e as ovelhas não são animais conhecidos por sua inteligência quando o assunto é sobrevivência. Precisam de alguém que as guie. Alguém de confiança, sem segundas intenções. A idéia aqui é que elas dependem de alguém (um agente causador) para levá-las até o local onde poderão saciar a fome e descansar em segurança. O bom pastor é este alguém pois tem como prioridade o bem estar das ovelhas.

Tente imaginar um deserto sem muitas referências para a orientação, com calor escaldante durante o dia e frio durante a noite. Um lugar de muitas feras e bandidos, de estradas empoeiradas e com pedras ora escorregadias ora pontudas. Ladeiras íngremes e caminhos estreitos cheios de curvas apertadas e tortas. 

Mas nalgum lugar por ali há um oásis onde certamente poderiam saciar a fome e descansar em segurança da longa e cansativa jornada. Entretanto, jamais chegariam lá sozinhas, precisam de alguém que as leve em segurança e que esteja disposto a morrer para salvar suas vidas. 

Agora é hora de você lembrar das palavras do Senhor Jesus que disse. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” — João 10:11 (Beara)

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 03

Ao Cair da Tarde…

 (nada me faltará)  לֹ֣א אֶחְסָֽר — Salmo 23:1

לֹ֣א אֶחְסָֽר (Nada me faltará) — O advérbio לֹ֣א (não) é seguido do verbo אֶחְסָֽר (estar desprovido; estar em falta; ter quase nada) e completa a idéia anterior dando sentido a toda a sentença.


Porque o Senhor Deus de Israel é o meu pastor, eu estou absolutamente certo de que nada me faltará. Inclusive esta sentença faz contraste com a fala do Senhor Jesus Cristo em João 15:5 onde, depois de se revelar como sendo Ele próprio o Bom Pastor (João 10:11, 14) mencionado no Salmo 23, afirma: Sem mim nada podeis fazer. 



O apóstolo Paulo também nos ajuda a entender esta verdade biblica quando diz: E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.2 Coríntios 3:4–6 (Beara)


David foi por excelência o pastor-líder, aquele a quem o Senhor …escolheu…dos redis das ovelhas; tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança.Salmo 78:70–71 (Beara). Assim, os apascentou, segundo a integridade do seu coração, e os guiou com a perícia de suas mãos.Salmo 78:72 (Desta vez da Bearc — Versão Corrigida)

É nesta segurança que o Salmista afirma: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.Salmo 4:8 (Beara).

É ainda nesta idéia de proteção, cuidado e compaixão que o autor de Provérbios 3:24–26 conclui sua instrução dizendo: 24 Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. 25 Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier. 26 Porque o Senhor será a tua segurança e guardará os teus pés de serem presos.

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 02

Ao Cair da Tarde…


  (O Senhor é o meu Pastor) יְהוָ֥ה רֹ֝עִ֗י — Salmo 23:1b 

יְהוָ֥ה רֹ֝עִ֗י (O Senhor é o meu pastor) — O tetragrama יְהוָ֥ה / YHVH aparece 6.828 vezes no Antigo Testamento e, geralmente é traduzido como Senhor. É usado em vários nomes compostos de Deus. Aqui ele é seguido da palavra רֹ֝עִ֗י (meu pastor) que na realidade é uma forma do verbo רעה (alimentar, apascentar, protejer, nutrir). O verbo de ligação ser não aparece no presente em hebraico por conter letras do nome divino יְהוָ֥ה. Assim temos O Senhor é o meu Pastor com a forma verbal é acrescentada em português.

A imagem do pastor e de suas ovelhas é mesmo uma poderosa metáfora na cultura de Israel. A criação de ovelhas tinha um papel importantíssimo na economia da nação, inclusive, muitos dos seus heróis e patriarcas eram pastores tais como: Abraão, Moisés, David, Amós e até a matriarca Rebeca.

A ovelha é um animal muito dependente e isso ajuda a explicar as ações e as qualidades de um bom pastor, algo que a Bíblia usa muitas vezes como analogias para descrever cuidado e compaixão. Durante a noite, o pastor guiava suas ovelhas dando-lhes proteção por caminhos escuros até chegarem em locais de pastagem e rega. Após pastarem, retornando à noite ao aprisco, o pastor cuidava das ovelhas febris e feridas. É desse contexto, por exemplo, que temos uma idéia do caráter amável do próprio rei David (1 Samuel 16:11) e de Abel (Gênesis 4:2-4) entre outros.

Figuradamente, Israel via seus lideres como pastores, isto é, provedores e guias; e via as pessoas como ovelhas. No exemplo de Moisés e de David, vemos ainda que estes foram primeiro, literalmente, pastores de ovelhas antes de assumirem uma posição de liderança entre o povo. (1 Reis 22:17; Ezequiel 34:5)

A figura do pastor é portanto aquela que norteia a vida do filho de Deus e na qual ele se sente totalmente amparado. Por isso entendemos a descrição do Senhor Jesus em Marcos 6:34 que diz: 

Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Semana 01 Dia 01

Ao Cair da Tarde…

Salmo 23:1aמִזְמ֥וֹר לְדָוִ֑ד   (Salmo de Davi)


"Mizmor" (מִזְמ֥וֹר ) em hebraico vem do verbo "levar"e quer dizer "salmo" ou "melodia", geralmente música de acompanhamento. Este é um Salmo de David (דָוִ֑ד), rei que foi o símbolo de liderança em Israel e único rei mencionado na Bíblia como aquele que faria toda a vontade do Senhor e que seria um rei segundo o seu coração (em Atos 13:22, Paulo faz alusão a 1 Samuel 13:13-14)

Portanto, é um Salmo de alguém que tinha um relacionamento íntimo com o Senhor e ilustra a segurança do salmista em seu Deus. Um hino que expressa a confiança na orientação do Senhor, usando imagens de um pastor (vv. 1-4) e um anfitrião (vv. 5-6) para retratar o cuidado de Deus para com ele.

A proibição de imagens (Êxo 20:4) impediu Israel de desenvolver uma tradição de arte visual como os gregos, por isso, a música teve um papel central na vida do povo e da nação. A música, em vez de grandes monumentos, seria o instrumento através do qual a nação de Israel registraria não só seus grandes feitos, mas quem era o responsável por eles, o Deus de Abraão.

A música estava presente em todos os momentos da vida. Nas saudações e nas despedidas (Gn 31:27; Lc 15:25), nos casamentos (Jr 7:34), nos funerais (Jr 48:36), nas guerras (Is 30:32) e na vida romântica (Ez 33:32). Estava nos grandes eventos da vida do povo, como o êxodo do Egito, na dedicação do templo, na coroação dos reis e no retorno do exílio.

Os salmos registraram os momentos que o Senhor se levantou para cuidar do seu povo, das intervenções que Ele fez para garantir o seu bem-estar. Em reposta, a nossa oração ao Senhor deve ser uma música agradável aos seus ouvidos, pois, Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). Os filhos de Deus cantam porque sabem que Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.  (Salmo 30:5, cf. Isaías 54:7–8).

Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.” 

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI

ACDT Salmo 23:1-6


מִזְמ֥וֹר
לְדָוִ֑ד יְהוָ֥ה רֹ֝עִ֗י לֹ֣א אֶחְסָֽר
(Beara) Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
(Bearc) Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
בִּנְא֣וֹת דֶּ֭שֶׁא יַרְבִּיצֵ֑נִי עַל־מֵ֖י מְנֻח֣וֹת יְנַהֲלֵֽנִי׃ 
Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
נַפְשִׁ֥י יְשׁוֹבֵ֑ב יַֽנְחֵ֥נִי בְמַעְגְּלֵי־צֶ֝֗דֶק לְמַ֣עַן שְׁמֽוֹ׃ 
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
גַּ֤ם כִּֽי־אֵלֵ֨ךְ בְּגֵ֪יא צַלְמָ֡וֶת לֹא־אִ֘ירָ֤א רָ֗ע כִּי־אַתָּ֥ה עִמָּדִ֑י שִׁבְטְךָ֥ וּ֝מִשְׁעַנְתֶּ֗ךָ הֵ֣מָּה יְנַֽחֲמֻֽנִי׃ 
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
תַּעֲרֹ֬ךְ לְפָנַ֨י׀ שֻׁלְחָ֗ן נֶ֥גֶד צֹרְרָ֑י דִּשַּׁ֖נְתָּ בַשֶּׁ֥מֶן רֹ֝אשִׁ֗י כּוֹסִ֥י רְוָיָֽה׃ 
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
אַ֤ךְ׀ ט֤וֹב וָחֶ֣סֶד יִ֭רְדְּפוּנִי כָּל־יְמֵ֣י חַיָּ֑י וְשַׁבְתִּ֥י בְּבֵית־יְ֝הוָ֗ה לְאֹ֣רֶךְ יָמִֽים׃
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.


Para apoiar esse ministério clique AQUI