ACDT Semana 01 Dia 01

Ao Cair da Tarde…

Salmo 23:1aמִזְמ֥וֹר לְדָוִ֑ד   (Salmo de Davi)


"Mizmor" (מִזְמ֥וֹר ) em hebraico vem do verbo "levar"e quer dizer "salmo" ou "melodia", geralmente música de acompanhamento. Este é um Salmo de David (דָוִ֑ד), rei que foi o símbolo de liderança em Israel e único rei mencionado na Bíblia como aquele que faria toda a vontade do Senhor e que seria um rei segundo o seu coração (em Atos 13:22, Paulo faz alusão a 1 Samuel 13:13-14)

Portanto, é um Salmo de alguém que tinha um relacionamento íntimo com o Senhor e ilustra a segurança do salmista em seu Deus. Um hino que expressa a confiança na orientação do Senhor, usando imagens de um pastor (vv. 1-4) e um anfitrião (vv. 5-6) para retratar o cuidado de Deus para com ele.

A proibição de imagens (Êxo 20:4) impediu Israel de desenvolver uma tradição de arte visual como os gregos, por isso, a música teve um papel central na vida do povo e da nação. A música, em vez de grandes monumentos, seria o instrumento através do qual a nação de Israel registraria não só seus grandes feitos, mas quem era o responsável por eles, o Deus de Abraão.

A música estava presente em todos os momentos da vida. Nas saudações e nas despedidas (Gn 31:27; Lc 15:25), nos casamentos (Jr 7:34), nos funerais (Jr 48:36), nas guerras (Is 30:32) e na vida romântica (Ez 33:32). Estava nos grandes eventos da vida do povo, como o êxodo do Egito, na dedicação do templo, na coroação dos reis e no retorno do exílio.

Os salmos registraram os momentos que o Senhor se levantou para cuidar do seu povo, das intervenções que Ele fez para garantir o seu bem-estar. Em reposta, a nossa oração ao Senhor deve ser uma música agradável aos seus ouvidos, pois, Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7). Os filhos de Deus cantam porque sabem que Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.  (Salmo 30:5, cf. Isaías 54:7–8).

Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor.” 

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI