ACDT Semana 02 Dia 01

Ao Cair da Tarde…

Salmo 23:4a — גַּ֤ם כִּֽי־אֵלֵ֨ךְ בְּגֵ֪יא צַלְמָ֡וֶת לֹא־אִ֘ירָ֤א רָ֗ע
(Gan, Ki-Elêrr, Bêguei, Tzel-Mávet; Lô-Irá, Rrá)    

Veja o Vídeo no YouTube

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum.

Durante a nossa primeira semana de devocionais, comentamos sobre os três primeiros versos do Salmo 23 que poderiam ser sumarizados sob os temas: suficiência, sustento e restauração, respectivamente. O quarto verso deste lindo salmo poderia ser sumarizado com o tema: Paz

O salmista começa descrevendo o lugar mais assombroso que ele pudesse imaginar: o vale da sombra da morte, expressão que aparece 18 vezes no A.T.  Apesar da expressão ser usada em Isaías 9:2 para descrever a Galiléia como “região da sombra da morte”, poderia ser também uma região fora do território de Israel. O rei David passou por uma dessas experiências quando fugia do rei Saul, e a descreve em 1 Samuel 26:19 dizendo: ”…malditos sejam perante o Senhor; pois eles me expulsaram hoje, para que eu não tenha parte na herança do Senhor, como que dizendo: Vai, serve a outros deuses.” O rei David, entretanto, nunca se curvou diante de outros deuses, por isso ele é conhecido como o rei segundo o coração de Deus. (Atos 13:22 cf.1 Samuel 13:13-14).

O rei David, ao escrever o Salmo 51 com referência à sua experiência de pecado envolvendo Bete-Seba (2 Samuel 12:1-14), reconheceu a sua culpa em uma lista imensa de pecados. Talvez, metaforicamente, este foi um dos piores vales da sombra da morte que ele tenha atravessado.

Não importa quão terrível seja a o local ou a situação na qual você se encontra, apenas a reconciliação com Deus lhe trará paz (Romanos 5:1). Mesmo porque não há como fugir da Sua presença. O próprio rei David admite em outro salmo dizendo: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? …Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. (Salmo 139:7, 11-12). 

Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos vós. (2 Tessalonicenses 3:16),

Tenha uma boa noite!

Para apoiar esse ministério clique AQUI