ACDT Semana 01 Dia 05

Ao Cair da Tarde...

(Al-mêi mênurrôt inárreléni) עַל־מֵ֖י מְנֻח֣וֹת יְנַהֲלֵֽנִי — Salmo 23:2

(Beara) — Leva-me para junto das águas de descanso.
(Bearc) — …guia-me mansamente a águas tranqüilas.



Vamos começar hoje pelo verbo יְנַהֲלֵֽנִי / inárreléni (Leva-me, guia-me) — Este verbo está em uma forma verbal chamada Pi’el. É uma forma intensa do verbo onde o objeto sofre o efeito de sua ação. O objeto é colocado em um estado devido à ação que ele sofreu. É um dos verbos mais importantes desta passagem pois é daqui que vem a idéia de liderar de maneira assertiva, de guiar com as qualidades de um líder e a autoridade de alguém que conhece bem o seu ofício. Alguém que, além de conhecer bem as ovelhas, também conhece bem o caminho e seus perigos, os atalhos mais seguros e os pontos de descanso e refrigério.

No Salmo 77:19–20, Asafe descreve a maneira como Deus conduziu seu povo através das mãos de Moisés e Arão dizendo: “Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes águas; e não se descobrem os teus vestígios. O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de Moisés e de Arão.

Nem toda água mencionada na Bíblia traz conotação positiva. Há águas más (2 Reis 2:19), águas de julgamento (Gênesis 6:17) e de morte (Jonas 2:5), águas amaras (Êxodo 15:23). 

Nos tempos de hoje, temos que ter muita atenção e ouvir apenas a voz do Bom Pastor. O mundo e os seus falsos profetas nos oferecem águas, mas estas são turbulentas, salobras, impuras, contaminadas e sem vida. Damos graças a Deus porque o Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo, nos tem dado da água viva, na realidade, rios de água vida, águas de descanso e chuvas de bençãos. Ele é um manancial de águas vivas (Jeremias 17:13), uma fonte a jorrar para a vida eterna (João 4:14).

A água que os filhos de Deus tem bebido são águas santas e purificadoras, águas de refrigério e descanso.

Por isso, se sua fé está no Senhor Jesus Cristo, você pode dormir tranquilo, pois Ele vai te guiar mansa e suavemente ao teu destino final, às aguas tranquilas.

Que o Senhor Deus muito te abençoe!

Para apoiar esse ministério clique AQUI